Sunday, June 24, 2012

AÇÃO

     Vez ou outra a gente para e pensa que quer mudar. Nós mesmos, o mundo. Queremos fazer a diferença na humanidade. Tem gente que nasce para marcar a história, outros para marcar indivíduos. O que você prefere? Fazer uma singela grandiosa mudança no coração de alguns, ou tocar o coração do mundo?
      É uma vocação, sabia? Essa de ter um poder de liderança tamanho que domina de maneira positiva - às vezes negativa - cada cérebro são. Penso eu que os que se deixam liderar de maneira negativa se encontram em duas categorias: sem cérebro ou cérebro desprotegido.
      O que importa nisso tudo é que tenhas sanidade. Um cérebro bom faz boas escolhas, pode até liderar as pessoas que desejam fazer boas escolhas, mas são medrosas para começarem sozinhas.
      São momentos pontuais que nos incitam de maneira mais preponderante a querer fazer uma diferença durante nossa existência. Pode ser algo que presencias no dia, uma música que escutas, um filme que assistes, uma pessoa que conheces.
      Onde quero chegar com isso? Onde nunca chegamos: na ação. Depois desses momentos extraordinários que mexem com nossos pensamentos e sentimentos passamos apenas alguns minutos com aquela vontade extrema de marcar, de fazer algo pelo qual valha a pena viver. Não é verdade? Não julgo, já o fiz. Na verdade, o faço. Provável que eu seja uma dessas pessoas covardes que não conseguem tomar a iniciativa por conta própria.
      Muitas vezes vi vídeos que me fizeram chorar pela beleza da coragem, pela dor do arrependimento dos personagens, das pessoas que estavam sendo filmadas. Conheci seres humanos invencíveis. Não conheci um super herói como os quadrinhos mostram, conheci super pessoas. Uma mulher que teve seu filho levado pelas drogas e ao invés de ficar no luto por anos, tomou a iniciativa de criar uma ONG para evitar que os filhos de outras pessoas fossem levados por completo. Uma criança que tem dificuldade de falar, andar, escrever, porém não tem a mínima dificuldade de amar. Pessoas assim não lhe dão vontade de ser alguém melhor?
* o vídeo está com legendas em inglês. Vale a penas assistir.
      
      É apenas uma propaganda, no entanto, mexe tanto com nossos pensamentos, nossos ideais. Quais são seus sonhos? Neles está incluso mudar a vida de alguém para melhor? Ser alguém melhor para outra vida? Há uma frase que muitos já viram por aí, mas que vale a pena repetir para aqueles que temem fazer uma mudança em escala mundial: "Você pode não ser alguém para o mundo, mas pode ser o mundo para alguém".
      O que estamos esperando? Descobrir que temos câncer para ajudarmos crianças necessitadas? Olha, não precisamos do câncer para sermos melhores, nem precisamos ajudar de tal forma os desconhecidos. Há tanta gente ao nosso lado que só precisa de um suporte emocional, uma conversa sincera. Não devemos esquecer de outra coisa: podemos mudar a vida de alguém que nem conhecemos com um simples "Bom dia" acompanhado de um sorriso. São pequenas ações que podem ser grandiosas para quem precisa. Podemos ser grandes sendo pequenos, acredite.
      Agir, vamos? Vamos plantar uma árvore, cuidar de um pássaro que machucou a asa, abraçar alguém que chora, sorrir para quem está feliz. Fazer o bem, ser o bem.

No comments:

Post a Comment