Thursday, November 26, 2015

#meuamigosecreto: a tag do momento

      Uma tag polêmica para quem não entende, e reconfortante para quem percebeu seu verdadeiro significado. Um mimimi que só deixa de ser mimimi quando enxergamos o motivo real de cada manifestação. Muito me entristece ver que algumas pessoas ainda não compreendem o motivo da luta, do movimento. No entanto, muito me alegrou e orgulhou ver que tantas pessoas que são meus amigos no facebook abraçaram a causa e se manifestaram. Vale ressaltar que muitas dessas pessoas são meus amigos de facebook e ponto. Pessoas que adicionei ou me adicionaram como amigo, mas nunca trocamos mais de três palavras. Pessoas que, apesar de distantes, me confortaram com as palavras.
      Ainda há muita gente que entende mal o feminismo e insiste em propagar sua ideia errônea sobre ele. Num mundo em que a informação vem como enchente para a gente e que basta um pouco de bom senso para verificar a veracidade delas, ser ignorante é escolha. Mas para quem ainda não entendeu o significado, aqui está:
"s.m. Doutrina cujos preceitos indicam e defendem a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
Movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens.P.ext. Ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres.(Etm. do francês: féminisme)" 
Fonte: Dicio 
      O foco do texto não é o feminismo, mas era importante falar sobre isso para discutir essa tag linda de viver. Da mesma maneira que muita gente entende mal o movimento, muita gente entendeu mal a tag. Por isso me sinto na obrigação de esclarecer o intuito dela. A tag procura a denúncia, o desabafo, a identificação com as situações ali expostas. E como falei, procura abraçar à distância cada uma das pessoas que foram vítimas do machismo, da desigualdade.
      Não adianta discutir com algumas pessoas sobre o assunto, pois pessoas com argumentos sem fundamento, não conseguem validar o argumento do outro. Portanto, expor tais casos torna-se importante. Não é indireta. Nós não queremos que a pessoa responsável pelo trauma se sinta atingida, queremos que quem está lendo se sensibilize. Expor os casos de machismo ajuda a enxergar o machismo. Muita gente é machista sem saber, seja mulher ou homem. Nossa sociedade, infelizmente, nos ensinou e ensina muito sobre o machismo e como ser machista, por isso precisamos mudar. Os casos que seguem a tag não são mimimi, são a realidade, a triste realidade. E como a tag, esse texto é para abrir os olhos.
      Vamos falar de alguns casos e refletir sobre eles? Vamos!
#meuamigosecreto era mais que meu amigo, mas isso não impediu que ele abusasse de mim bêbada em um chão de banheiro falando "não" enquanto me tapava a boca
       "Mas se eles eram mais que amigos, qual o problema?" argumento ridículo para alguns, mas válidos para quem ainda não enxerga a seriedade de ser obrigado(a) a fazer algo que não quer. Quando alguém diz não, é não. Não tem algo mais nosso que nosso próprio corpo, e até acerca dele não podemos decidir o que fazer ou deixar de fazer?

#‎meuamigosecreto‬ já ganhou vários prêmios, tem mestrado, artigos publicados, todo mundo acha que ele é o máximo... mas ele acha que ficar bêbado e usar drogas é desculpa pra te constranger na balada, afinal, depois ele nem vai lembrar mesmo, né?
      E para quem acha que títulos e prêmios intelectuais definem a personalidade e conduta de alguém, está aí um bom exemplo de que não é bem assim que a banda toca. Ele vai esquecer o que fez, mas ela vai lembrar, não é mesmo? Quem faz a cena é ele, mas quem passa o vexame é ela.

‪#‎MeuAmigoSecreto‬ espancou a ex-namorada quando ela disse estar grávida. Enquanto chutava violentamente a barriga dela, berrava que ela era uma vadia que não sabia fechar as pernas. Ele era um coitado seduzido. Hoje ele posta conteúdo pró-feminismo no Facebook.
      Quando falamos que atitudes falam mais do que palavras. Ele pode ter se arrependido? Pode. Pode ter mudado? Pode. Mas será que ele. pelo menos, pediu desculpa? Será que ele se traumatiza tanto quanto ela? Não sei o que ele pode fazer para recompensá-la, ou até se existe algo que a faça. Sei apenas que antes mesmo de ferir o direito dela, de machucá-la fisicamente e psicologicamente, ele poderia ter parado por 2 segundos e refletido. Colocar a mão na cabeça, respirar fundo, suar frio agir como alguém que se solidariza e procura ajudar. Se ele tivesse feito qualquer uma dessas coisas, será que ele teria batido nela mesmo assim?

‪#‎meuamigosecreto‬ manipula e destrói a auto estima das meninas com quem se relaciona e deixa claro que elas não podem terminar com ele porque ninguém mais vai querer ficar com elas, que ele está fazendo um favor
      Vamos começar com os mindgames? Que tal tentar entender porque alguém tem que rebaixar, para se sentir nas alturas. Cadê a ideia linda de dar as mãos e crescermos todos juntos. Aliás, que tipo de favor é esse que invés de ajudar, só atrapalha? Ser dono do próprio umbigo não significa colocá-lo no centro do universo.

‪#‎meuamigosecreto‬ se posiciona contra a essa tag, diz que mandar indireta não ajuda em nada e que todas nós devemos resolver nossas questões pessoalmente. Ele só esqueceu de dizer que o mundo não está preparado para a sinceridade de sentimentos de milhares de mulheres que se doem e sofrem o machismo na pele diariamente, e que provavelmente ele escutaria ela falar e sairia dizendo para os amigos "aquilo é uma doida, desequilibrada e grosseira".
      Preciso falar mais alguma coisa?


      A tag não é indireta. Se fosse indireta, tinha tanta gente se doendo que não ia ter Pablo que desse jeito. Espero que nessa altura do texto, você que está lendo, tenha entendido a beleza e a necessidade da tag. Espero que, você que já entendia, tenha se sentido ainda mais representado ou representada. Falo nos dois gêneros sim, porque apesar da grande maioria ser um desabafo vindo de mulheres, vale lembrar que o machismo ataca de maneira independente. Homens e mulheres sofrem diariamente com comentários e atitudes machistas. Quer um mundo igualitário? Vamos começar respeitando, se conhecendo e reconhecendo.
      Espero que o momento dessa "tag" jamais passe.
     

No comments:

Post a Comment