Wednesday, November 2, 2011

Próxima página

   As pessoas tendem a relacionar aparência com estado de espírito. A mulher pinta as unhas de vermelho, pois  está sentido-se sensual e quer que todos o saibam. Ele tirou a barba, porque terminou seu relacionamento e quer encarar o espelho sem lembrar do rosto de sua namorada enquanto acariciava aqueles pelos faciais. Uma garotinha escolhe usar seu vestido favorito por estar no dia mais feliz da sua vida...
   O ser humano e suas maneiras estranhas de expressar aquilo que não consegue dizer. Às vezes isso acontece porque realmente não sabem o que está sentindo e precisa ver uma mudança em si para provar que algo está diferente. Esperando pacientemente que alguém interprete os sinais que está mandando sobre si, para conseguir, também, interpretar tais comportamentos.
   Vai dizer que você nunca percebeu que quando uma mulher muda radicalmente o corte de cabelo, o que ela queria na verdade, não era ter um cabelo diferente, e sim, ser uma pessoa nova, mais madura, mais vivida? Provavelmente aquilo que ela chamava de amor, passa a ter o mesmo significado que dor. Vai dizer que você nunca reparou que quando um cara começa a vestir-se melhor significa que ele encontrou alguém importante o bastante para que se preocupasse com sua aparência na presença dela? De certo, ele apaixonou-se e a única maneira que encontrou de chamar a atenção de sua amada era tornando-se visivelmente mais atraente.
   "Repaginada", a expressão mais usada quando referem-se a vida depois de uma grande decepção. Todos já fizeram isso, ou farão. Basta um estímulo negativo para uma repaginada instantânea. Uma expressão que funciona muito bem, visto que vem atrelada com outro bordão muito usado: virei a página! O que vai significar que os acontecimentos estáveis da vida daquela pessoa passaram a ser instáveis o suficiente para deixarem de existir e uma nova história começar a ser escrita.
   Basta parar e observar o quanto alguém aparenta diferente em um dia chuvoso, triste e sedentário, de um dia ensolarado, quente e cheio de vida. Quando as nuvens fecham o céu, calças jeans caminham pela rua, casacos acenam na calçada. Ao brilho dos raios solares, vestidos desfilam nos corredores, regatas suam nas praças. O clima que influencia no humor, o humor que influencia na aparência, a aparência de grita os sentimentos. Está tudo mais ligado do que imaginamos, e é a personalidade de cada um que vai definir como cada mísero sentimento se fará presente no visual dos corpos que vemos por aí.
   A mente funciona de uma maneira engraçada. É silenciosa para os outros, mas grita esses sinais subliminares do que podemos ver, mas não queremos escutar, muito menos proferir. Tudo para tratar de uma vida que precisa de atenção e apenas a terá se alguém se importar o suficiente para ter um pequeno trabalho de interpretar o oculto tão evidente.
   Com as repaginadas e as viradas súbitas de página, pode-se facilmente comparar a vida a um livro sem nexo. Cheio de vírgulas onde poderia ter parágrafo, cheio de reticências onde deveria ter ponto final. Composto por páginas inacabadas, capas confusas e sinopses ilegíveis. É um livro desinteressante lido por muita gente, mas nunca por completo. Capítulos que quase ninguém entende, partes que todo mundo ignora. A vida é um livro sem cópia ou rascunho, é uma obra de arte mesmo sendo insignificante para quem nunca o viu, apenas por ter sido um best-seller para os que se aventuraram a lê-lo.

No comments:

Post a Comment