Sunday, September 18, 2011

Pequena palavra

Gosto de algumas palavras, sabe? E tenho uma mania meio estranha de ficar escrevendo-as por aí, sussurra-las em meio a tanto barulho ou na calada da noite. Até já tive um caderninho no qual anotava as palavras que acharia interessante de ver em um texto para criar todo um enredo em cima delas. Quando escrevia poemas, escutava uma palavra legal, instantaneamente criava uma frase na qual ela estivesse e procurava uma boa rima. Eu era regular na escrita de poemas. Gostava mesmo de descrever momentos, principalmente os que envolviam lágrimas, dor e sangue. Sabia que é mais fácil escrever sobre dor do que sobre amor? Pelo menos para mim, é. Obscuro, rasgante, dilacerado... tais palavras vêm mais facilmente a mim do que: amor, alegria, luz. Tal afirmação enquadra-me facilmente como uma depressiva ou algo do tipo, certo? Garanto que logo depois que terminei de escrever a última frase dei uma risadinha sarcástica. Tanta gente fala de depressão para lá e para cá e não fazem a mínima ideia do quanto isso é sério, não têm nem noção de que isso é uma doença. Não, eu não sou depressiva. Só estou tomando a voz das pessoas que sofrem desse mal e sabem de fato o que é se afundar em uma maré eterna de dor, vazio, sofrimento. Desviei-me facilmente do real assunto tratado nesse texto. Desculpe-me, é que algumas coisas me deixam assim... digamos que um pouco revoltosa. Enfim, as palavras. Algumas são em inglês, como "pleasure". Outras são em português mesmo. Apenas sei que muitas vezes uma única palavra me inspira um texto inteiro. Ah! Engraçado... vivem dizendo que somos como uma gota no oceano, um grão de areia na praia, porém, mesmo sendo tão pequenos e insignificantes, somos indispensáveis. E assim são essas palavras para mim. "Saudade". Uma palavra, sete letras... e uma infinidade de textos diferentes que podem ser formados a partir dessa leve combinação de vogais e consoantes. É meu grão de areia: saudade. Perdi a conta das vezes que essa palavrinha veio a minha cabeça, marcou minhas cartas, foi redigida em meus textos. São tantas as pessoas que me ensinaram o significado dela. Tantos os momentos que provocam o flash desse sentimento em mim. É só UMA palavra, mas que palavra, viu? E minha gota d'água. Uma só palavra que escreve meu oceano. Que como uma onda atinge as pessoas, leva embora a agonia, a aflição, a confusão. Traz a clareza, a paz, a calma. Ou não. Pode piorar o quadro. Devastar o lar. É minha gota d'água, só uma gota d'água que compõe o oceano.

No comments:

Post a Comment