Wednesday, August 24, 2011

A história da Biologia, uma linda mulher.

Devo dizer que o texto que virá a seguir foi resultado de um trabalho feito nos últimos minutos do segundo tempo, onde tinhamos que ler um texto sobre a História da Biologia e falar para todos o que havíamos entendido do texto. De preferêcia que usássemos uma maneira diferenciada para resumir o tal texto. Então fizemos uma narrativa, quase que um conto de fadas, chaia de analogias. Só não acrescentamos o final feliz.

Era uma vez uma linda mulher grega chamada Biologia. Ela era uma mulher atraente e extremamente eclética. Vários poetas tentaram descrevê-la, mas nunca conseguiam colocá-la em palavras. Tentavam entendê-la baseando-se nos seus relacionamentos passados ou comparando-a a outras mulheres para saber se suas atitudes e feições eram de alguma maneira semelhantes às das outras.
Com um tempo alguns homens foram conhecendo essa mulher mais profundamente. Assim, tentaram entender o que ela havia feito com o sei passado e o quanto havia evoluído como mulher. Ou apenas conhecendo sua família e amigos para conseguir opiniões de pessoas mais próximas a ela.
Eram tantos homens apaixonados por ela e que sentiam uma incrível necessidade de entender o porquê dessa paixão, que todos se reuniram para discutir suas razões. Depois de muito dialogarem em vão, alguns tiveram a brilhante ideia de responderem perguntas-chaves para entendê-la melhor.
As perguntas foram "O que?", "Como" e "Por que?". Perceberam que erravam ao tentar descrevê-la, pois ela era tão diferente que cada um se apaixonaria por uma característica única dela.
E como ela conseguia conquistar tantos? Pensaram basicamente no óbvio: no seu físico. Na lei da conquista a primeira impressão é a que fica. A Biologia era, de fato, muito atraente.
E o porquê de tantos continuarem apaixonados por ela foi respondido por um de seus pretendentes: Darwin. Além de causar uma ótima primeira impressão, ela não decepcionava. Estava sempre engajada nos projetos da Igreja Católica, que tinha como ideologia o criacionismo, e era bem inteligente, amava históra natural e a ciência.
No final das contas, eles perceberam que cada um deles iria sempre amar e exaltar em especial um atributo daquela linda mulher, portanto nenhum conseguiria entendê-la por completo.

No comments:

Post a Comment