Saturday, August 20, 2011

Desconfiar de si


Decepcionar-se nunca foi e nem será uma coisa boa. Ninguém gosta de depositar toda sua confiança em alguém que no final das contas só te apunhala pelas costas. A frase "eu me decepcionei" nunca será dita com um sorriso no rosto. Bem provável será se lágrimas estiverem escorrendo e coração sofrendo.
Alguns clamam que decepção é a pior dor que pode existir. Outros apenas dizem que é ruim, nada muito extraordinário e traumatizante. Ninguém, no entanto, parou para pensar no quanto dói decepcionar alguém que se ama. É certo que muitas vezes quem decepciona uma pessoa, o faz simplesmente por não dar a mínima aos sentimentos dela. O que faz as pessoas pensarem que aquele relacionamento foi construído pedaço por pedaço em cima de falsidade. E as decepções dos relacionamentos construídos na sinceridade do sentimento?
Quem decepciona sofre, por incrível que pareça. Quem decepciona comete o erro por engano, se culpa e é culpado, de fato. Não nega o vacilo, mas também não consegue seguir em frente sem ficar mal com tudo que provocou. Decepcionar, muitas vezes, pode ser pior que se decepcionar.
Estou certa de que muitos irão discordar da última frase redigida, porém não me darei ao trabalho de removê-la, pois concordo. Parece estranho, mas me dói ao extremo decepcionar quem eu só quero mostrar o quanto é possível viver sem medo de sofrer. É como dizer que vou dar o mundo àquela pessoa, alimentar essa esperança, fornecer boa parte desse mundo, e logo em seguida roubar tudo e mais um pouco.
Não foi minha intenção, eu só quis ajudar e por um deslize o que fiz foi piorar tudo. Logo, eu me encontro só, sem palavras para exigir perdão, sem forças para reverter a situação. E então eu começo a perceber: O que dói, na verdade, não é decepcionar alguém. O que dói é quando o motivo da decepção é você mesmo.
Cuidadosamente, analisando a situação, podemos perceber que ao proporcionar a ideia de que o mundo não trará apenas dor e lágrimas, está fazendo uma promessa de que você, principalmente você, não dará a essa pessoa motivos para chorar. Com um azar que surge não sei de onde, você quebra essa promessa. Você falha com quem deseja apenas acertar. Decepciona-se por ter prometido algo que não pode cumprir.
Percebeu a diferença? Percebeu como é chegar e entregar a alguém todas as cartas de esperança, coragem, vontade e no final das contas, com um truque de mágica, transformá-las em ilusão, dor e decepção? Não, não é fácil ser esse mágico que só consegue levar escuridão as pessoas que merecem mais luz do que o sol pode fornecer. Culpar-se, consome qualquer pedaço de amor próprio e dignidade que guardamos conosco. Destrói uma vida que você precisa ter ao lado e deixa em ruínas a sua também.
Nunca ficarei feliz em ouvir a palavra decepção, muito menos em ouvir a frase: eu me decepcionei com você.

1 comment:

  1. Realmente, nunca tinha pensado nisso, mas também tenho muito mais medo de decepcionar as pessoas, do que me decepcionar com elas ou comigo mesmo.

    Texto lindo!

    ReplyDelete